Deni Zolin

Startup lança site para comprar horti e produtos coloniais direto de produtores

Uma startup criada dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai lançar hoje um novo serviço na cidade. É uma plataforma online, chamada Horty, que permitirá que os usuários escolham e comprem hortigranjeiros e itens coloniais, sem agrotóxicos e pesticidas, e recebam os produtos frescos em casa. A ideia é aproximar os consumidores de centros urbanos com os produtores rurais da agricultura familiar local. O lançamento será hoje, no Dia Mundial da Gastronomia Sustentável. Esse tipo de iniciativa já é comum em outras cidades do país e do mundo, mas chega agora a Santa Maria.

O consumidor precisará acessar o site horty.online, cadastrar-se e escolher um produtor. Cada agricultor tem definidos os dias e horários em que vem à cidade fazer as entregas. O cliente seleciona o que deseja, efetua a compra com cartão de crédito e, na data estabelecida, o produtor entrega no endereço escolhido, que pode ser a casa, o trabalho, etc. Hoje, a plataforma é disponível apenas para moradores de Santa Maria. Mas o plano é expandir e logo chegar a outras cidades.

Por que não foram instaladas lombadas eletrônicas na cidade, mas pardais

Segundo a Horty, até o momento são oito produtores cadastrados. Grande parte deles fazem parte da Polifeira da UFSM: Agroindústria Canaã; Quinta do Gama; Conti Comigo Coloniais; Grupo Nova Esperança; Dona Maria Zorzella; Alex Pinto; Hidroponia Água Boa; e Sítio Juname. Todos atendem a processos estabelecidos pela Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura e outros órgãos reguladores.

Estarão disponíveis produtos como hortaliças, frutas, legumes, grãos, panificados, sucos, vinhos, mel e até embutidos. As compras pode ser feitas pela Horty por meio celular, tablet ou computador, pagos com cartão de crédito e recebidas em casa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ATU pede reajuste da passagem para R$ 4,70 em Santa Maria Anterior

ATU pede reajuste da passagem para R$ 4,70 em Santa Maria

Um alento: vacinação teria evitado 40 mil mortes de idosos no país Próximo

Um alento: vacinação teria evitado 40 mil mortes de idosos no país

Deni Zolin